terça-feira, 3 de março de 2009

O melhor da vida é de graça!

Adorei esse textinho, com certeza ''explica'' um pouquinho o que passei ao longo desses 5 anos quando me pedem para descrever a experiência de estar numa cadeira de rodas depois que se experimentou 16 anos caminhando:

''Seria como planejar uma fabulosa viagem de férias para a ITÁLIA com todos seus amigos. Você compra montes de guias e faz planos maravilhosos! O Coliseu. O Davi de Michelangelo. As gôndolas em Veneza. Você pode até aprender algumas frases em italiano. É tudo muito excitante. Então após meses de antecipação, finalmente chega o grande dia!
Você arruma as malas e embarca. Algumas horas depois, você aterrisa. O comissário de bordo chega e diz: Bem-vindo à Holanda! Holanda?? diz você. O que quer dizer com Holanda?? Eu escolhi a Itália todos os meus amigos estão na Itália! Eu devia ter chego à Itália. Toda a minha vida eu quis conhecer a Itália! Mas houve uma mudança no teu plano de vôo. Eles aterrissaram na Holanda e é aqui que você deve ficar. O mais interessante e importante é que eles não te levaram para um lugar feio e desagradável, com sujeira, fome e doença...
É apenas um lugar diferente. É mais baixo e menos ensolarado que a Itália. Você precisa sair e comprar outros guias. Deve aprender uma nova língua. E irá encontrar pessoas que jamais imaginara... Mas, após alguns minutos, você consegue respirar fundo e olhar ao redor. Começa a notar que a Holanda tem moinhos de vento, tulipas e até Rembrandts e Van Goghs. Mas, todos os seus amigos e pessoas que você conhece estão ocupados indo e vindo da Itália, te ligam comentando a temporada maravilhosa que passaram lá. E por toda a sua vida você poderá dizer: Sim, era onde eu queria estar. Era tudo o que eu havia planejado. E a dor que isso causa nunca, nunca irá embora. Porque a perda desse sonho é uma perda extremamente significativa. Porém, se você passar toda a vida remoendo o fato de não ter chegado à Itália, nunca estará livre para apreciar as coisas belas e muito especiais existentes na Holanda. Seja LIVRE, independente do país que você estiver.'' (Emily Perl Knisley, 1987)

É esse o ponto principal: já que aconteceu o inevitável, porque não aceitar e viver tudo de bom que isso pode proporcionar? Essa situação serve para comerçar a vida do zero. É se aceitar por completo e saber se feliz, saber que Deus existe sim e que é por Ele que estamos aqui. É entender o propósito dEle, confiar e não temer, pois Ele sabe a hora certa de agir por cada um de nós. É ter humildade para entender que todos precisamos amar e servir a um Deus seja quel for sua religião. Se revoltar só atrasa a nossa evolução espiritual, pois provamos que o medo e a falta de fé domina o nosso interior.

Não estou falando de se conformar, mas de não se acomodar, pois merecemos sempre o melhor e temos de BUSCAR isso sempre. Lutar a nosso favor, já que nadinha dessa vida cai do céu.
E sim, fazer-se merecedor de cada conquista, de cada vitória, de cada graça dada por Aquele lá de cima que sabe, melhor do que ninguém, pelo que passamos.

Não sou melhor do que ninguém, mas vejo que tudo na vida pode ser visto como exemplo sem precisar passar pelo mesmo. O motivo de falar sobre isso é que tenho grandes amigos que fiz no centro de reabilitação Sarah Kubitschek durante minha internação passada (junho/08) que me motivam a falar muito nesse assunto. Eu vejo que posso ajudar e quero que todos vejam a vida como eu vejo, que sintam o momento presente intensamente, que valorize cada pequena coisa, um pôr de sol, uma lua cheia, pois o melhor da vida é de graça!

Sei também que falar isso hoje é muito fácil, pois em algum momento foi difícil enfrentar tudo que passou. O começo de tudo foi colocar no papel tudo o que me fazia bem, o que me deixava alegre, o que me fazia rir e procurei só fazer essas coisas pra que eu conseguisse um pouco de alegria empequenos momentos. Até que eu decidi enfrentar, encarar todo o sofrimento por mim, pois eu não conseguia mais me contentar com tão pouco, eu sabia que merecia mais, que eu podia ser melhor pra mim, para os outros e principalmente para Deus. Ele me escolheu e me capacitou para mostrar tanta coisa, principalmente que a felicidade estava bem do meu lado e eu não conseguia ver. Achava sempre que a deficiência era um problema, e que o meu problema era o maior de todos.

Nem por isso hoje deixo de ter meus problemas, tenho momentos difíceis, e as coisas nem sempre são fáceis como desejo, mas o principal é que a deficiência que possuo não é mais visto como um problema pra mim. Afinal, quantas pessoas possuem deficiências morais, deficiências espirituais, sociais, financeiras, emocionais, que muitas vezes são bem piores do que a minha...

Bom, desejo, do fundo do meu coração que cada amigo, cada pessoa que conheci que não se aceita como é independentemente do que passa, que se supere e que acredite que é capaz de ser melhor. Que não se acomode como está e busque se melhorar. A força do pensamento e a fé move montanhas SIM!

Acredite e lute, NADA é impossível para aqueles que buscam e crêem em si mesmo e em Deus...

2 comentários:

  1. Fê você é lindaaa,
    senti profundamente tuas palavras,...
    Espero que esteja vivendo bem e feliz!
    Penso que por pior que seja uma problema, uma deficiência acredito que a pior delas seja a da alma e esta po tudo que li vi que vc não tem, e se teve Deus curou, como ele pode fazer um milagre e vc mais que levantar dessa cadeira, mas sobrelevar. Se você crê, ele (Deus) fará, pq o que não é possivel para homens, é possível para Deus!!
    Ótimo seu blog, promovedor de esperança, influencia o leitor a ter outra visão de vida com o teu testemunho.
    Realmente Deus sabe todas as coisas, se ele te escolheu, saiba que ele tem flores para te dar, santidade!!!Como é a descrição do meu blog: da profunda tristeza procede a alegria intensa. Sucesso!
    Beijos,
    PHEu

    ResponderExcluir
  2. Fernanda!
    Me senti HONRADA por vir parar no seu blog. Este seu post foi emocionante para mim e uma verdadeira benção em minha vida =)
    Que Papai do Céu continue sendo o seu companheiro, o que teu guia, que te dá forças e te inspira.
    Pois o sorriso no seu rosto e o brilho nos seus olhos são de alguém que AMA! A Deus, aos homens, a vida!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir